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Consultores

A Lannes & Hoffmann tem orgulho de sua equipe de consultores, que é composta por profissionais de variada experiência, além de sólida formação acadêmica. Alguns destes consultores são apresentados abaixo em um resumo de suas qualificações:
Diretoria

João José Lannes

Diretor da Lannes & Hoffmann, tem larga experiência como executivo em empresas de grande porte. É graduado em Engenharia com cursos de especialização em Qualidade, Meio Ambiente e Gestão Empresarial, na França e no Brasil. Foi Professor universitário. Realizou trabalhos e visitas técnicas na Suécia, Itália, França, Taiwan, Hong-Kong, Noruega, Estados Unidos, Argentina, México e Equador. Foi examinador do Prêmio Nacional da Qualidade. Tem atuado como consultor de empresas e como conferencista sobre Gestão Empresarial e Qualidade em várias regiões do Brasil, na América Latina e Europa.

Consultores

Adriana Prestes Martins

Consultora da Lannes & Hoffmann, possui 17 anos de experiência profissional na área de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Atua há 17 anos no Desenvolvimento de Projetos de Gestão Empresarial realizando consultorias, auditorias e treinamentos para a implantação de Gestão por Processos, Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001, ISO IEC 17025), Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho (OHSAS 18001), Sistema de Responsabilidade Social (SA 8000), entre outros. Foi responsável pela implantação da NBR ISO 9001 no Aeroporto Internacional de Congonhas - São Paulo, como coordenadora da área da Qualidade. Sua vivência na área de Recursos Humanos, aliada aos trabalhos na área de Gestão Empresarial, possibilitou o seu aperfeiçoamento em Consultoria e Treinamentos de Qualidade, Desenvolvimento de Lideranças, Análise de Competências, Análise de Perfil, Análise de Clima Organizacional e Atendimento a Clientes.
Atua também na área de Psicologia Clínica, realizando atendimentos psicoterapêuticos. Graduada em Psicologia pela UNIP – 1986 e Pós Graduada em Qualidade e Produtividade pela USP, tem a formação de Auditor Líder (Lead Assessor) para Sistemas da Qualidade, certificado pela P.E. Batalas course number A2159 registrered under the IQA International Register of Certificated Auditors.

Adriana Heloisa Heyn de Mello Muniz

Consultora da Lannes & Hoffmann, possui 15 anos de experiência profissional em desenvolvimento de Sistemas de Gestão nos setores Industrial e de Serviços. É graduada em Engenharia Química com MBA em Gestão e Tecnologia da Qualidade pela Escola Politécnica da USP, "Título de Mestre" em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológica de São Paulo, Auditora Líder para o Sistema de Gestão da Qualidade certificado pelo IRCA e para o Sistema de Gestão Ambiental certificado pelo RAB, além de possuir diversos cursos em técnicas de Gestão como 6 Sigmas e Balanced Scorecards (BSC). Possui ampla vivência na área da Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança, realizando consultorias, auditorias internas e treinamentos para a implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Saúde e Segurança em empresas como: Net São Paulo, Unipar, Sebrae, Comgás. Foi responsável pela área da Qualidade na Fábrica de Líquidos da Colgate Palmolive - Kolynos do Brasil e foi Gerente de Qualidade da COMGÁS. Prestou serviços de Consultoria na Lannes & Hoffmann para empresas como: Atento, Bovespa, Companhia Siderúrgica de Tubarão, Magnesita Service Ltda, Star BKS, dentre outras.

Antonio Carlos Lannes

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense – EEUFF. Pós Graduado em Engenharia de Equipamentos pela Petrobras/CENEQ. Pós-graduação em Especialização em Engenharia Econômica pela Universidade Faculdades Integradas Estácio de Sáufg. Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Escola de Engenharia da Universidade Católica de Salvador em Convênio com a Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho. Curso de Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Gerente da Qualidade da GDK. Auditor Sênior de Sistema de Gestão Integrado - ISO 9001; ISO 14001 e OSHAS 18001. Auditor/ Lead Auditor junto ao IQA/IRCA do Reino Unido. Member American Society for Quality Control. Avaliador da Qualidade da Gestão pela FNQ –PNQ 2004. Avaliador da Qualidade da Gestão em diversas Unidades de Negócio e de Serviços da PETROBRAS SA, de 1992 a 2002. Assessor/Lead Assessor Training Course. Consultor em Gestão Empresarial (Áreas de Sistemas da Qualidade e Gestão para a Excelência do Desempenho). Perito para aplicação do adicional de periculosidade para empregados do setor de eletricidade, independente do ramo da empresa.

Antonio Luiz Teixeira

Graduado como Engenheiro Eletricista, Administrador de Empresas e Pós Graduado em Administração Pública e Professor Universitário do Centro Universitário de Santo André – UNI@ e Faculdades IESA. Atua em diversas empresas como Editora Ática & Scipione, Banco Panamericano, Philips, Enertec do Brasil, AMA do Brasil, Alatur Turismo, Rieter do Brasil, Rhodia Ster, Orbitall, Siemens do Brasil, Saint Gobain Sekurit, Rolls Royce do Brasil, Supermercados Hirota, Mikro Metais, dentre outras, no desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão da qualidade, treinamento e desenvolvimento organizacional. Possui Lead-Assessor em QS9000 e Auditor interno qualificado em ISO TS 16949 e ISO 9001:2008, é especialista em Kaizen e programas Housekeeping 5S´s e Instrutor de metodologias da qualidade.

Aparecida Lucas Nascimento

Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FAAP, Formação em Letras - Domínio da Língua Inglesa. Possui larga experiência em Gestão da Qualidade, tendo atuado mais de 10 (dez) anos na Área de Gestão da Qualidade. Responsável pela manutenção e Certificação ISO 9001, pelo Programa de Qualidade Mundial – Baseado nos Critérios do PNQ/EFQM – estabelecimento de indicadores de resultados das áreas e implantação do Sistema de Gerenciamento Business Balanced Scorecard. Atuação como auditora em todos os processos da organização e em fornecedores credenciados. Vivência no processo de reestruturação de unidades de negócios e na terceirização de serviços. Atuação em projetos de consultoria nas empresas BM&F e Bradesco, realização de auditorias no Sistema de Gestão da Qualidade das empresas Elektro, Eletronorte, Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, Vigilância Sanitária de Guarulhos, entre outras.

Calixto Antonio Pinheiro

Administrador de Empresas, Bacharel em Matemática e Ciências, Extensão Universitária em Gestão de Negócios e Desenvolvimento de Habilidades de Consultoria Organizacional pela PUC-SP. É Auditor e Engenheiro da Qualidade Certificado (CQA e CQE) pela ASQ - American Society for Quality, dos Estados Unidos. Auditor Líder ISO 9001/2008 certificado pela SGS ICS Certificadora Ltda., curso reconhecido pelo IRCA - International Registers for Certificated Auditors. Realizou vários cursos de especialização em Qualidade, Produtividade, Estatística, Metrologia, entre outros. Possui ampla experiência gerencial adquirida em ambiente de fabricação de peças mecânicas e eletromecânicas de precisão. Desde 1994, atua como Consultor e Auditor em Sistemas de Gestão da Qualidade, conduzindo projetos de implantação das Normas NBR ISO 9000, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17024 e outros referenciais, em empresas industriais e de serviços de vários portes e segmentos.

Carlos Alberto Ferreira da Silva

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com MBA Pós-Graduação - Especialização em Gestão Empresarial. Experiência de 18 anos em multinacional do setor têxtil em carreira desenvolvida principalmente nas áreas de gestão da produtividade, sistemas da qualidade, meio ambiente e segurança no trabalho. Tem como resumo de suas qualificações a Implantação e manutenção de sistema de gerenciamento baseado nas normas NBR ISO 9.001, NBR ISO 14.001 e OHSAS 18.001; Aplicação dos conceitos de Gestão pela Qualidade Total no Modelo Japonês (TQC); Implantação de Técnicas estatísticas como CEP e Simulação (Programa 6 Sigma); Obtenção de resultados por meio do Desdobramento de Diretrizes e da aplicação de métodos de solução de problemas (PDCA); Auditor Interno do Sistema de Qualidade, Meio-ambiente e SSO, tendo coordenado equipes de auditores internos desde 1999; Implantação e gestão de custos da qualidade; Elaboração e gestão dos planos de investimentos. Estudos técnico-econômicos para implantação de novos equipamentos e/ ou tecnologias; Elaboração de lay-outs para instalação de equipamentos industriais em projetos de modificação/ reestruturação de fábricas. Projetos de movimentação e armazenagem de materiais; Dimensionamento e gestão da produtividade da mão-de-obra e de equipamentos em processos industriais. Cronoanálise seguindo metodologia REFA para a definição de métodos de trabalho e bases para acompanhamento de produtividade.

Daniel Lopes

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, com curso de especialização em Gerenciamento de Projetos na Fundação Carlos Alberto Vanzolini da USP. Mestre em Gerenciamento de Projetos, na área de concentração de Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Exerceu cargo de relevo como staff da gerência Administrativa e Financeira e da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini e de Coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade. Atualmente é consultor de projetos com experiência em elaboração e implantação de metodologias de gerenciamento de projetos, planejamento e gerenciamento de projetos, implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000, treinamento de equipes e executivos. Consultor em projetos para empresas como: Sara Lee Cafés do Brasil, CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias, Piramidal Distribuidora de Termoplásticos, Secretaria do Estado da Saúde (SP), Carrefour Cartões, PROMAC Correntes e Equipamentos, Oystar Fabrima Máquinas Automáticas, FEPASA, Le Son Eletrônicos, Brasforma, Logos Engenharia, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP, Added Soluções em Tecnologia da Informação Instrutor em treinamentos para executivos para empresas como: Danone, CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias, Knorr-Bremse do Brasil, Oystar Fabrima Máquinas Automáticas, Instituto Cárdio Pulmonar da Bahia, Opinião Consultoria, Banco BGN, Mineração Caraíba, Vale do Ivaí Açúcar e Álcool, MAR Automação, Documento Antropologia e Arqueologia, OmniSys, TIVIT, Prefeitura de Mangaratiba, Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, Fundação Carlos Alberto Vanzolini Atuou como Consultor de Empresas pela PPE Engenheiros Associados, realizando projetos de planejamento da produção, análises de viabilidade econômico-financeira, melhoria de produtividade e rentabilidade de mix de produtos em mais de 30 empresas de micro, pequeno, médio e grande porte da Região da Grande São Paulo e interior do estado. Realizou, ainda, cursos de Auditor Interno da Norma ISO 9001:2000, Gestão por Processos, Indicadores de Qualidade e da Norma Good Priv@cy (sistemas de gestão de dados) pela FCAV, Gestão de Projetos com o MS Project 2007 e Gestão de Projetos como MS Project Server 2007 (solução EPM) pelo Horizons Computer Learning Center (currículo oficial da Microsoft) e Gerenciamento de Tempo pelo IDORT/SP.

Fernando Antonio Pinheiro Franco Lapin

Graduado em engenharia mecânica, realizou curso de especialização na França em normalização e sistemas da qualidade, incluindo estágios em organismos e indústrias francesas. Possui curso de especialização em administração de empresas e vários cursos de auditoria da qualidade, dos quais destacam-se: Lead Assessor pela SGS Yarsley International Certification Services Limited, curso especifico para Telecomunicações ministrado pela STAT-A-MATRIX e Qualificação para NBR 15100 referente a Industria Aeronáutica pela ATSG. Possui larga experiência profissional, predominantemente na área da qualidade. Iniciada no segmento industrial, particularmente na indústria aeronáutica, essa experiência consolidou-se com atuação intensa no setor da engenharia consultiva. É Auditor Líder registrado no IRCA – International Register of Certificated Auditors. Trabalhou para diversas empresas em funções gerenciais, como: Embraer, Mafersa, Cleplan, e Engevix. Realizou ainda visitas técnicas e trabalhos no exterior, junto a empresas dos Estados Unidos, República Dominicana, México e Argentina.

Francisco Margarita Filho

Graduado em Engenharia de Produção, pela Faculdade de Engenharia Industrial. Possui experiência em Gestão de Projetos, Estruturação de Relatórios Gerenciais, Preparação e Monitoramento de Auditorias, Condução da Agenda dos Consultores da empresa. Amplo conhecimento e utilização do Excel. Estruturação e implantação da tecnologia de apoio às atividades (dimensionamento e implantação da rede e atividades/ softwares). Identificação de problemas logísticos (análise dos dados fornecidos pelo Cliente e elaboração de gráficos demonstrativos). Elaboração da rotina e implantação do Microsoft Project como ferramenta interna para o controle de projetos. Utilização de software para o acompanhamento de projetos na área de informática.

Hélio Francisco de Jesus

Formado em Administração de Empresas, com foco em Métodos Quantitativos e Logística de Transportes. Grande experiência nas áreas de Engenharia Industrial e Análise e Redesenho de Processos de Negócios. Atuou nas áreas de Planejamento e Programação da Produção e de Engenharia Industrial na Cia. Siderúrgica Paulista. Foi analista na área de Métodos Operacionais e Planejamento de Transporte no Metrô de São Paulo e na EMTU/SP. Como consultor, atuou na área de Análise e Redesenho de Processos de Negócios, utilizando ferramentas de modelagem e simulação de processos, nas seguintes empresas: Editora Abril, Champion/Carrefour, Ticket/Accor, Habitasul Jurerê Internacional, Novartis, Gafisa, Abril Control Jornal (Portugal), Armco Metalúrgica, Visanet, Cyrela, Care Center Stan, VR Vale Refeição, Abril Educação, Vale, Santander, Minas Brasil Seguros e Secretaria da Fazenda/SP. É certificado pela IBM para a ferramenta WebSphere Busines Modeler. Ministrou cursos de capacitação para as ferramentas de Modelagem e Simulação: IBM WebSphere Business Modeler e para a Sciforma Process. Tem grande experiência com a ferramenta Business Studio da Tibco. Principais cursos complementares: Planejamento de Transportes Urbanos pela Escola Politécnica da USP/Metrô, Transportes Marítimos e Terminais Especializados (USP/FDTE/Cosipa), Pesquisa Operacional pela Fundação Getúlio Vargas/Cosipa, TQC Total Quality Control pela Fundação Cristiano Otoni e Projeto Holístico da Teoria das Restrições como parceiro da Goldratt Institute do Brasil.

Jorge Felfele

Bacharel em Ciências Econômicas, formado pela Universidade Braz Cubas. Especialização em Marketing de Consumo na Fundação Getúlio Vargas. Tem como resumo de suas qualificações: Planejamento Estratégico de Marketing; Desenvolvimento e Gerenciamento de Produto; Desenvolvimento e Gerenciamento de Mercado; Estruturação e Gerenciamento Comercial; Desenvolvimento de Campanhas Publicitárias, Promocionais e de Fidelização; Montagem, Treinamento e Gerenciamento de Equipes de Trabalhos; Administração e Controle de Resultados de Projetos e Contratos; Gestão em Sistemas de Qualidade e Auditoria em ISO 9001; Atendimento á Clientes Especiais – RE; Ambiente Windows, Memphis e Oracle e Internet.

Jorge Muto

Engenheiro Metalúrgico pela Escola Politécnica da USP, com cursos de especialização em Administração Industrial (Fundação Vanzolini) e MBA em Gestão Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Possui larga experiência na área da Qualidade e Produtividade em empresas de vários ramos de atividade, ocupando funções em nível gerencial. Atua como consultor e auditor na implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade (NBR ISO 9001 e ISO TS 16949), como consultor para Gestão Ambiental (NBR ISO 14001), Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001) e Gestão da Responsabilidade Social (SA 8000) e como instrutor de Cursos/ Seminários sobre Gestão Empresarial e Ferramentas da Qualidade, na implantação de Manutenção Total Produtiva (TPM), e Qualidade (TQC, MASP, FMEA, QFD, etc.). É Lead Assessor para Sistemas de Gestão da Qualidade, certificado pelo QMI/IQA, atuando também como auditor líder da SGS ICS Certificadora.

José Augusto Soeiro Filho

Engenheiro Mecânico Industrial pela FEI, com graduação adicional em Direito pela Faculdade de Direito de S.B. do Campo e pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV. Possui sólida experiência industrial, atuando com produção, processos, projetos e manutenção. Conhecimentos específicos relacionados a implementação de Cadeias de Suprimentos, Ferramentas de Gestão e Transferência de Tecnologias. Forte atuação no setor de borrachas tendo atuado em empresas como Pirelli Pneus, Ruzi Indústria de Artefatos de Borracha e Maggion Indústria de Máquinas e Pneus.

José César Malagutti

Graduado em Administração de Empresas, com cursos de especialização na Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Pós graduação em Qualidade e Produtividade. Realizou curso de Tecnologia em Qualidade Total através da Faculdade Brás Cubas. Técnico em Metalurgia pelo SENAI de Osasco. Desenhista Projetista de Máquinas pela Pro-Tec. Exerceu cargo de relevo em indústrias, como a Mitutoyo, Deca Duratex, Fundição Gonzalez, Sunny BTM, Plast Clean Auto Peças, Uliana Auto Peças, Roller Aramados. Tem experiências na implantação de Sistemas de Gestão em empresas de grande porte de diversos segmentos da Indústria, comércio, serviços, tais como: Bradesco, Petrobras, Construtora Andrade Gutierrez, Viação Águia Branca, Sabesp, Pepsico Alimentos, Votorantim Metais, Amcor Pet. É certificado pela MCG Qualidade como Auditor Líder para Sistemas da Qualidade (ISO9001), e pela KEY Associados e SQS Qualidade, como auditor interno para (ISO14001, OHSAS18001, AS8000, NBR16001). Professor do Curso de Assistente de Gestão da Qualidade no SENAI de Suzano.

Juliano Ravazi Gerlach

Graduado em Engenharia Agronômica pela UNESP/Jaboticabal, Pós-graduado em Gestão Financeira pela UNIFIPA/Catanduva. Realizou cursos de Segurança Alimentar, Primeiros socorros, manipulação, aplicação e descarte de embalagens de agrotóxicos para produtores rurais e packing houses; Desenvolvimento de documentos para implantação e auditoria de certificações como GLOBALGAP, TNC, HACCP e PIF em empresas do ramo agrícola e RTFO e ISCC para Usinas de Açúcar e Álcool. Tem experiências em Implantação de sistemas de gestão e certificação, visando à segurança alimentar, responsabilidade social e preservação ambiental; Qualificação de Produtores Rurais e Avaliação de Parcerias Agrícolas, através de diagnóstico de propriedades, estruturas e documentação; Treinamentos de sistema de certificação para níveis operacionais, gerenciais e para produtores rurais; Prestação de Serviço de Consultoria para Empresas exportadoras de frutas; Suporte técnico para empresas do setor agrícola, atuando na verificação de pontos de melhorias, com redução de custos e Coordenação de cursos profissionalizantes no setor sucroalcooleiro.

Luis Eduardo Mei

Engenheiro Industrial, graduado pela FEI em Engenharia de Produção – Modalidade Mecânica. Possui ampla experiência na condução de processos de evolução da cultura gerencial, bem como Implantação de Sistema da Qualidade destacando-se devido aos seus resultados positivos em diversos segmentos e culturas empresariais onde atuou como consultor. Têm experiência em planejamento e condução de Auditorias em Sistema da Qualidade de 1º, 2º e 3º partes em consonância com as Normas ISO 9000, QS 9000 e TS 16949. É Lead Assessor pela PE - Batalas e registrado pelo I.R.C.A, auditor QS 9000 pelo AIAG, TS 16949 pela IATF e ISO 17025 pelo Inmetro.

Luiz Fernando de Jesus

Administrador de empresas com grande experiência nas áreas de Gestão de Projetos, Tecnologia da informação - BPM e Gestão por processos. Apresenta vasta experiência em Sistemas de Gestão, conduzindo projetos nas empresas: Vale do Rio Doce, Banco Santander, Cia Telefonica, Aracruz Celulose, Editora Abril, Cervejaria Brahma, Pepsico, Vale Refeição, Editora Acjournal de Portugal, Visanet, Armco, O Boticário e DHB Direções hidráulicas Brasil. Tem especialização em Análise de sistemas na IBM. Formação complementar nas seguintes áreas: Tecnologia Systems architect - ferramenta case - Redes de comunicação, fundamentos e configurador, LINC - Local Interface Network Compiler (Unisys) - Fundamentos de Banco de dados - The Goal Integrated Logic Software Building Method - Análise de sistemas, Business training course (GE) – Cronoanálise, Práticas de Engenharia Industrial (CROM – CSN) – MS Project, Word, PPT, Excel e Visio. Programação COBOL, Assembler, RPG e Fortran (IBM) - ERP Logix, BPM - Business Studio I-pprocess da Tibco, Modeler da IBM; Gerenciamento - Gerencia de projetos (IBM) - Análise transacional - Effective management of data processing - Técnicas avançadas de planejamento - PNL Programação neurolinguística (IPN) - A excelência nas relações interpessoais. Funções de negócio: Técnicas just-in-time aplicadas ao Copics - Análise de empresas – Processo siderúrgico, Custos industriais, Programação e controle da produção (CSN). Metodologia Proudfoot de Produtividade - OPT, Optimized production techniques – Indicadores de performance – Monitoramento de processos de negócio e Simulação de processos.

Kao Chin Lan

Engenheiro Mecânico e Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie tendo ocupado cargos de relevo em empresas como Wapsa Auto Peças Ltda - Bosch, Emhart Brasil - Divisão Mallory e Industrial Black & Decker. Possui larga experiência no treinamento e implantação de Just in Time e ferramentas como: Housekeeping, Set-up, Kanban, Qualidade na Fonte, Manufatura Celular, Manutenção Produtiva Total, Atividades em Pequenos Grupos, e CEP.

Marcos Gatti

Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado-1978 atuou fortemente na área da Qualidade no desenvolvimento e implementação de Sistemas da Qualidade com base nas Normas Série ISO 9000, na criação e estreitamento de parcerias com clientes e fornecedores, na coordenação das atividades de inspeção e ensaios de recebimento, durante o processo e em laboratórios Químico-Metalúrgicos. Atuou ainda em área de manufatura como Engenharia de Projetos, Processos, Ferramentaria, Produção e Controle da Qualidade, o que lhe confere grande experiência no ambiente Industrial. Auditor Líder certificado pela International Register of Certificated Auditors (IQA/IRCA/UK#A2159/Serial nº 96/07/10899). É Consultor da Lannes & Hoffmann, tendo prestado serviços em empresas como: Companhia Siderúrgica de Tubarão, Aços Villares, Renault do Brasil, Arvin Meritor, Robert Bosch, Takata, Valeo, Mitutoyo, Koyo Steering, Dana Nakata, Nutrin, Sapore, H. Guedes, Tetra Pak e dezenas de outras.

Maria Elisa Pereira Berzaghi

Engenheira Química, Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo-USP e doutoranda da mesma instituição. Possui de 25 anos de experiência profissional nas áreas de Gestão Empresarial , Qualidade e Produtividade. Consultor, instrutor e auditor ISO 9001, ISO TS 16949, ISO/ IEC 17025, EAQF,VDA 6, SA 8000 e ISO 14001. Consultor e instrutor em metodologias e ferramentas para gestão empresarial e de melhoria da qualidade e produtividade: Planejamento Estratégico, Plano de Continuidade de Negócios, Sustentabilidade Empresarial, APQP, PPAP, FMEA, CEP, MSA e técnicas estatísticas. Professor das disciplinas Gestão da Competitividade e Qualidade e Produtividade nos cursos de Pós Graduação e MBA da Faculdade Armando Alvarez Penteado – FAAP.
Desenvolveu projetos de consultoria, auditoria e treinamentos, destacando algumas empresas como TRW, AISIN, INBRASP, ITALSEED, Neumayer, Renault, etc.

Mitsuhisa Shoji

Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, com curso de Pós-graduação em Qualidade e Produtividade - FCAV/USP, Tecnologia e Gestão Ambiental – USP e Direito Ambiental – Faculdade de Direito de Itu. Apresenta grande experiência nas áreas de Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança (ISO 9000, ISO 14000 e OHSAS 18000), tendo ocupado, entre outros cargos, a Gerencia da área de Segurança , Higiene Industrial e Meio Ambiente da empresa Fairway Filamentos Ltda. É auditor líder da Qualidade e de Gestão Ambiental pela P-E-BATALAS, tendo realizado várias auditorias internas ambientais e de 3ª parte. Atuou como consultor de implantação de Sistemas de Gestão Ambiental para empresas de grande porte, tais como: Kyocera Yashika do Brasil Ind. e Com. Ltda., G-Tec Tubos Ltda. e Ajinomoto Interramericana Ind. e Com. Ltda. Na área acadêmica atua como instrutor de cursos de Sistemas de Gestão Ambiental e Formação de Auditores Internos Ambientais (ISO 14001).

Nasário de S. F. Duarte Jr.

Mestre e Engenheiro de Produção formado pela POLI-USP, Engenheiro da Qualidade e Auditor da Qualidade certificado pela ABCQ/ASQ, Lead auditor ISO 9001:2008 (Qualidade) e ISO 14001:2004 (Ambiental), Auditor ISO/TS 16949:2009 certificado pelo IATF (Automotivo), Auditor Interno OHSAS 18001:2007 (Segurança e Saúde) e ISO/ IEC 17025:2005 (Laboratórios). Possui mais de 20 anos de experiência profissional em indústrias e empresas de serviços, nas áreas de Qualidade, Engenharia e Sistemas de Gestão, onde atuou como Executivo, Consultor e Auditor. Atualmente dedicado às atividades de consultoria, auditoria interna e treinamento em Sistemas de Gestão (Qualidade, Meio-Ambiente e Segurança e Saúde) e projetos de melhoria de qualidade e produtividade (lean manufacturing, Seis Sigma e TQM), sendo também auditor de organismo de certificação e professor da USJT (Gestão da Qualidade e Planejamento da Produção).

Newton Manoel Conde

Engenheiro Mecânico pela FAAP, Pós Graduado em Administração de Empresas também pela FAAP e Mestre Profissional em Engenharia, modalidade Gestão da Qualidade Total, pela UNICAMP. Possui ampla experiência na implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e melhoria de processos em empresas como DANONE Divisão Lácteos, ABBOT Divisão Diagnósticos, SABESP Unidade de Negócios Esgotos e TOSHIBA Medical do Brasil. É Auditor Líder para Sistemas de Gestão da Qualidade certificado pela SGS ICS do Brasil. Atua como auditor líder da SGS ICS Certificadora.

Priscila Soldá Kekeny

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Sant' Anna. Tem como resumo de suas qualificações: Especialista no mapeamento de processos da área de serviços em sintonia com a estratégia geral da empresa, buscando sempre formas de otimização e melhoria da oferta; Levantamento dos principais pontos de impacto e queda de qualidade da operação com relação aos serviços prestados na área de serviços; Atualizações de documentação de processos internos utilizando ferramenta BPM Aris.; Empreendedora de novas culturas organizacionais, por intermédio de metodologias sustentáveis e de projetos conduzidos em grupos de trabalho dirigidos; Apoiadora na condução de projetos da área junto ao departamento de projetos e processos; Acompanhamento dos indicadores de processos – KPIs, da área de serviços, verificando a evolução dos mesmos, reportando á gerência a fim de possibilitar redirecionamento e tomada de decisão; Acompanhamento das áreas envolvidas no processo de implantação de novos clientes, efetuando controles de contratos, relatórios sobre a expiração de prazos pilotos, a fim de otimizar o resultado esperado pela; Acompanhar e supervisionar as atividades da equipe de 12 colaboradores, providenciando recursos necessários para realização das tarefas, levantando as necessidades de capacitação individual e do grupo, participando do desenvolvimento de ações de motivação, visando a retenção de talentos, buscando o resultado operacional com alto desempenho, atrelados aos objetivos da empresa.

Renato Corrêa

Engenheiro Mecânico, com grande experiência nas áreas de Desenvolvimento de Projetos, Gestão da Qualidade, Gestão Empresarial e Planejamento Estratégico, tendo ocupado, entre outros cargos, as Gerências de Projetos e de Garantia da Qualidade na multinacional sueca Dynapac Equipamentos Industriais. Foi auditor líder credenciado pela Renault da França para auditorias de desenvolvimento de fornecedores em referenciais automobilísticos. Apresenta vasta experiência no setor automotivo conduzindo projetos de consultoria, auditoria e treinamentos no referencial TS 16949 e Core Tools, destacando as empresas Rockwell International, Alpha Galvano, Bras Hidro, Dana Nakata, Dana (Albarus), Dana Grupo de Sistemas de Motor, Dayco do Brasil, Elf Lubrificantes do Brasil, Ficosa, Audilab, Bertrand Faur, Bitron do Brasil, Bontaz Centre do Brasil, Borlem Alumínio AS, Conti Tech Fluid, Filtros Mann, Freudenberg–NOK, Koyo Steering, LUK do Brasil, Mangels, Maxion Componentes, Maxion Nacam, Michelin, MWM Motores Diesel, Olimpus, Pilkington, PPG Industrial do Brasil, Rassini -NHK, SAI Autopeças, SAS Automotive do Brasil , Sekurit - Saint Gobain , Siemens VDO , SPB Cooper Tire & Rubber Company, TEC BOR, TCA, TI BUNDI, TRW Automotive, VALEO, Ventra, Zanini Especialização em Engenharia da Qualidade, tendo o título de "Certified Quality Engineer" (CQE), emitido pela American Society For Quality Control (ASQC). Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade em 1994. Membro do Grupo de Apoio Técnico (GAT) do Comitê Brasileiro da Qualidade (CB-25), tendo participado dos trabalhos que definiram a posição brasileira no processo de revisão das normas ISO 9001. Certificado pela PE BATALAS como Auditor Líder para Sistemas de Gestão da Qualidade, registrado no IRCA - International Register of Certificated Auditors. Desde 1994 participa de projetos de Consultoria e Desenvolvimento Empresarial, tendo atuado em mais de 100 empresas dos mais diferentes segmentos, em particular nos ramo industrial, siderúrgico e financeiro. Desenvolveu vários projetos de SGQ para adequação a norma de laboratórios ISO IEC 17025.

Solange Bueno Miranda

Graduada em Administração de Empresas pelas Faculdades Campos Salles -SP, com Especialização em Administração Industrial pela Poli-USP e Controladoria pela FGV, com grande experiência nas áreas de desenvolvimento, implantação e monitoramento de Sistemas de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente. Forte experiência no setor automotivo, através de implantação de sistemas ISO/TS 16949, em empresas como SABO VEDAÇÃO e PROGERAL. É certificada pela SGS Yarsley como Auditora Líder para Sistemas de Gestão da Qualidade, registrado no IRCA - International Register of Certificated Auditors. Atua como auditora líder da SGS ICS Certificadora.

Vera Lucia de Mello

Graduada em Psicologia pela UFRJ, com pós-graduação MBA em Gestão de Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
É consultora da Lannes & Hoffmann para serviços de Coach Executivo, profissional e pessoal (Life Coaching).
Docente em diversos programas de especialização e extensão da Fundação Getúlio Vargas, tais como: Gestão de Pessoas com ênfase em estratégias, tutora-professora do GFV On Line (ministrando as disciplinas Competências Gerenciais, Mentoria, Estilo de Gestão e Liderança, Gestão de Pessoas, Gestão de Pessoas na Administração Pública), do MBA de pós-graduação em Administração de Empresas (Pós ADM), do CADEMP – Cursos de Administração de Empresas (ministrando as disciplinas Desenvolvimento Gerencial, Gestão e Liderança, Motivação e Gerência de Pessoas, Liderança de Equipes, Liderança centrada no Coaching, Gestão de Pessoas e desenvolvimento da inteligência emocional, Administração do tempo, Recrutamento e Seleção por competências), dos Cursos avançados In Company – FGV (Atração e Seleção de Pessoas) e conveniadas em nível nacional.
Possui trabalhos publicados referentes aos cursos ministrados no Cademp (Cursos de Administração de Empresas)/FGV.
É Tutora-Professora do GFV On Line – RJ em diversas disciplinas on line para gestão e liderança, gerenciamento de pessoas, mentoria/coaching e de competências gerenciais.
É formada em Coach Executiva, Profissional e Pessoal (Life Coaching) pelo ICI (Integrated Coaching Institute), com credenciamento pelo ICF (International Coach Federation).
É capacitada como Coach Clinic pela Corporate Coach U Divisão da Coach Ind, Especializada para atender o mercado de Coaching Corporativo; capacitação prática.
É psicóloga qualificada e habilitada pela Right Brasil – Coaching Psicologia Estratégica – dez anos de experiência na aplicação do “Indicador de Tipos Psicológicos nas Organizações” – M.B.T.I. (Myers & Briggs Type Indicator), que auxilia na ampliação da capacidade de liderar, comunicar, planejar e de desenvolver equipes produtivas. Utilizado como instrumento de identificação de características pessoais comportamentais e profissionais, do processo mental individual, avaliação do potencial e identificação de talentos.
É analista e especialista do Método Quantum Assessment, método que visa mensurar com fidelidade aspectos da estrutura emocional e comportamental do ser humano, as características pessoais e profissionais em especial na cultura brasileira, integrando competências humanas e profissionais.
É formada em Consultoria no Sistema Discus (E- Talent) Análise de Perfil Profissonal e Pessoal, pela HLCA (Human Learning).
Com trabalhos desenvolvidos em empresas tais como: Vulcan Material Plástico, Electronic Store, Irani Celulose, Fiocruz, Natura, Zamboni, NKB, UNISUAM, Petrobrás, Hotéis Méridien.

Walter Paschoalino Filho

Engenheiro de Materiais formado pelo Instituto de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem formação e experiência profissional em Engenharia da Qualidade, Gerenciamento da Qualidade, Qualidade de Fornecedores, e Controle Estatístico do Processo entre outros. Possui vasta experiência na implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade, atuando como consultor, auditor e instrutor em Normas como: ISO 9001:2008, ISO TS 16949, ISO 14001:2004. Atuou em empresas como: Coplen S. A Indústria e Comércio, NEC do Brasil, Grupo Bollhoff Brasil, Eletromecânica Dyna, VDO do Brasil e SKF do Brasil. É Lead Assessor para Sistemas de Gestão da Qualidade certificado pela SGS ICS e possui formação como auditor interno no referencial OHSAS 18001 e ISO 22000.

Wilson Pereira de Melo

Graduado em Engenharia Química, Química Industrial e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz. Possui diversos cursos complementares na área de Administração de Empresas, especialização em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Mackenzie) e mestrado em Gestão Ambiental pelo IPT. Tem vasta experiência como consultor e auditor em sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9000), Ambiental (ISO 14000), planejamento, gestão e desenvolvimento de pessoas e Segurança do Trabalho (OHSAS-18001), VerificAR, SASSMAQ e PRODIR. Forte atuação em indústrias químicas e petroquímicas nas áreas de engenharia de processo, produção, inspeção e ensaios, meio ambiente, segurança e logística. Já atuou como auditor líder pelas entidades certificadoras ABS e BVQI e atualmente trabalha para a SGS, tendo já realizado mais de 2000 auditorias de pré-certificação, certificação e monitoramento de Sistemas de Gestão Ambiental, Segurança e Saúde do Trabalho e Qualidade implantados de acordo com as normas ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 9001. Auditor líder ambiental conforme a Resolução CONAMA 306.

Yves Bertrand

Graduado em Telecomunicações e Pós-gradução em Marketing. Possui experiência nas áreas administrativa e financeira sendo os últimos 10 anos em posições de liderança, respondendo pela gestão das áreas de planejamento estratégico, tesouraria, consultoria de negócios, informática e gerência geral. Atuação em projetos de consultoria ligados aos segmentos: varejo, indústria e financeiro. Vivência no start-up e reestruturação de unidades de negócios. Sólido background na área de controladoria, respondendo por acompanhamento de indicadores de resultados que variavam de USD250M a USD 600M. Desenvolvimento de Planejamento Estratégico e apoio na elaboração de Business Plan. Coordenação de atividades administrativas como Tecnologia da Informação (Plano Diretor de Informática e Implantação de Sistemas), Recursos Humanos (contratação, salários e processamento de folha de pagamento), Serviços Administrativos. Participação em projetos de revisão de processos nestas áreas. Capacidade de implementação e concretização de metas, habilidade no gerenciamento de projetos / processos / pessoas são competências desenvolvidas ao longo da carreira.